Sábado – Pense por si

Jornal de Negócios

UE aposta no multilinguismo para promover competitividade

A diversidade linguística constitui um dos traços distintivos da UE. Num bloco de países com 24 línguas oficiais, uma das prioridades da União é conseguir que os cidadãos europeus falem vários idiomas. O multilinguismo reforça as oportunidades e melhora a empregabilidade e competitividade dos europeus.

Jornal de Negócios

UE aposta na redução de custos para combater crise na habitação

Para ajudar a resolver a crise da habitação na Europa, o próximo executivo comunitário terá um membro responsável pela pasta. A UE não dispõe de competências diretas nesta área mas há margem para iniciativas. O novo comissário deverá atrair investimento e fomentar a redução de custos na construção. Os representantes do setor pedem um orçamento e competências definidas para a nova pasta.

Jornal de Negócios

Indústria europeia está a derrapar no segmento dos carros elétricos

A indústria automóvel europeia perde competitividade e a China domina o comércio mundial dos elétricos. A Europa tem que ganhar tração em matéria de investimento, inovação, baterias e pontos de carregamento para cumprir as ambiciosas metas de descarbonização. Numa altura em que Bruxelas e Pequim tentam um acordo sobre tarifas a veículos chineses, o Europa Viva analisa a situação da indústria e do mercado de carros elétricos.

Jornal de Negócios

Proteção dos ativos espaciais é uma das prioridades da UE

Seja para meios civis ou militares, o espaço é cada vez mais um domínio de conquista e concorrência entre estados. A UE procura posicionar-se. Dispõe de algumas joias da coroa, como os programas Galileo e Copernicus, mas enfrenta desafios. Para recuperar o atraso face aos seus concorrentes terá que superar a falta de investimento no setor e tornar o mercado interno mais funcional.

João Carlos Barradas

A manta de retalhos da Comissão Europeia

Equipa de von der Leyen junta conservadores, socialistas, liberais e direita radical numa tentativa de acomodar o novo xadrez do Parlamento Europeu. Próximos cinco anos vão ser de jogos de equilíbrio.

Mostrar mais
Cyber Crónicas

É urgente reconhecer a polícia

O descontentamento que se vive dentro da Polícia de Segurança Pública resulta de décadas de acumulação de fragilidades estruturais: salários de entrada pouco acima do mínimo nacional, suplementos que não refletem o risco real da função, instalações degradadas e falta de meios operacionais.